7 alimentos para acelerar o processo de emagrecimento

Quando se fala em emagrecimento é muito comum ver diversas dietas mirabolantes que garantem grandes resultados em poucos dias. No entanto, nem sempre essas dietas realmente funcionam, podendo até fazer efeito contrário, e o que costuma dar certo para uma determinada pessoa, não quer dizer que dará para outras. Por isso, é necessário estar atenta às promessas milagrosas e averiguar o que realmente faz sentindo para seu processo de emagrecimento.  

Para um emagrecimento saudável é preciso aliar alimentação equilibrada (diferente de dietas muito restritivas) e exercícios físicos; e para auxiliar nesse processo existem alimentos que ajudam a potencializar os resultados. Listamos alguns deles para você incluir no seu dia a dia e aproveitar os benefícios.

 

1 - Vinagre de maçã

O vinagre de maçã também é um dos alimentos que auxiliam no emagrecimento. Um estudo mostrou que 15 mL ou 30 mL de vinagre de maçã ingeridos diariamente durante 12 semanas pode reduzir de 1,2 a 1,7 kg do peso corporal.

Recomendação: 
ingerir: pode-se fazer uma diluição de 1 colher de chá do vinagre de maçã em um copo de água e beber 20 minutos antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. É importante lavar a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e escovar os dentes logo após.

- Colocar em saladas e legumes

2 - Azeita Virgem ou Extra Virgem

O azeite é uma das fontes de gordura mais saudáveis. Um estudo mostrou que o óleo de oliva baixa os níveis triglicerídeos, aumenta o colesterol HDL e estimula a liberação de GLP-1, um dos hormônios que ajudam a manter a sensação de saciedade.

Além disso, alguns estudos mostraram que o azeite pode aumentar a taxa metabólica e promover a perda de gordura.

Um pequeno estudo, feito com 12 mulheres com obesidade abdominal, mostrou que ingerir azeite Extra Virgem como parte de uma refeição normal aumentou significativamente o número de calorias queimadas pelas mulheres participantes do estudo.

Recomendação: Duas colheres de sopa de azeite por dia, mais do que isso pode afetar o emagrecimento.

 

3 - Batata-doce

A batata-doce, além de ser nutritiva, possui várias propriedades que a tornam um alimento perfeito ao processo de emagrecimento. Ela é rica em potássio, um nutriente que a maioria das pessoas não tem o suficiente e desempenha um papel importante no controle da pressão arterial.

Estudos mostram que a batata é capaz de proporcionar significativa sensação de saciedade. O cuidado é apenas evitar a batata-doce na forma frita.

Recomendação: 
Você pode comer apenas cozida, ou fazer um purê, que fica delicioso. Tem também opção de batata rústica assada ou chips na air fryer Sempre evitando o excesso de sal.

4 - Chá verde

O chá verde acelera o metabolismo, estimulando a queima calórica. Pesquisas recentes mostraram que o chá é capaz de inibir a proliferação das células de gordura.

Recomendação: ingestão 4 xícaras de chá verde por dia, nos intervalos das refeições. A concentração de 100 a 500mg do extrato, presente nas diferentes formas de ingerir o produto, equivalem ao total de xícaras que devem ser ingeridas ao longo do dia.

 

5 - Grão-de-bico

O grão-de-bico, assim como outras leguminosas (lentilha, ervilha, feijão, etc.), além de ser uma ótima fonte de proteína, também serve como um dos alimentos que ajudam a emagrecer com saúde. Isto porque as  leguminosas são ricas em fibras solúveis, cuja principal função é formar géis no estômago, formando bolos alimentares mais viscosos, que influenciam as respostas nervosas dizendo ao organismo que está saciado. Essa saciedade leva também à redução da ingestão de outros alimentos, durante e mesmo um tempo após a refeição.

Recomendação: O grão de bico pode ser usado em sopas, guisados, saladas, no lugar da carne em dietas vegetarianas ou na forma de húmus, que é o purê temperado desse vegetal.

6 - Gengibre

O gengibre é ótimo para dar sabor aos pratos, esquentar o corpo num dia frio na forma de chá, aromatizar a casa e tratar da dor de garganta. Mas o que nem todo mundo sabe é que o gengibre também pode aumentar o metabolismo em cerca de 20%, o que ajuda a emagrecer.

Recomendação:
- Chá: bastante prático, o chá de gengibre pode ser preparado a partir da infusão de pedaços do alimento. Para incrementar o sabor, outros ingredientes podem ser acrescentados como limão, canela ou maçã. A recomendação é de até três xícaras de chá de gengibre por dia.
- Na salada: é possível acrescentar uma colher de gengibre ralado na salada na hora das refeições. Caso prefira, também é interessante polvilhar sobre saladas de fruta.
- Sucos: você também pode consumir o gengibre em pó dissolvendo em água, adicionando em sucos, ou cápsulas de gengibre.
- Com água: outra forma de consumo é encher uma garrafa de água e adicionar o gengibre em pedaços. Recomenda-se de quatro a cinco rodelas do alimento ou duas colheres do gengibre ralado.

 

7 - Chá de hibisco

Além de saboroso, o chá de hibisco é uma bebida que ajuda a emagrecer. Isso porque ele é baixo em calorias e diurético, o que ajuda a liberar toxinas e excesso de fluidos no corpo. O consumo de extrato de hibisco pode reduzir obesidade, gordura abdominal e melhorar danos causados ao fígado em indivíduos obesos.

recomendação: Deve-se tomar 3 a 4 xícaras deste chá diariamente, meia hora antes das principais refeições. O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado. Melhores resultados no emagrecimento estão associados a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicosTodos esses alimentos listados são ótimos para auxiliar no processo de emagrecimento, no entanto é preciso tomar bastante cuidado com quantidades em excesso, para não ter resultados adversos. Além disso, nem todos alimentos funcionarão para você, pois cada organismo reage de uma forma. Por isso é importante escolher os produtos que mais lhe agradam e realizar alguns dias de testes para encontrar aqueles que realmente irão te ajudar a perder peso.

Lembrando que para esses alimentos fazerem efeito de forma eficiente, é importante manter uma dieta equilibrada e exercícios físicos diários.

 

Importante: 

Muitas vezes achamos que para melhorar nossas vidas precisamos realizar grandes mudanças, como fazer uma dieta muito restritiva, praticar uma hora inteira de exercícios ou parar de comer doces e coisas que gostamos. Quando na realidade a mudança começa pelo pouco: talvez 15 minutos de exercício, uma reeducação alimentar, onde é possível comer sim um docinho, mas sem exageros. Quando começamos do pequeno, as chances de ir melhorando a cada dia são maiores do que começar algo muito grande que não irá durar nem uma semana.

2 comentários

Viviane Cristina da Silva

Viviane Cristina da Silva

Muito bom

Ana Lúcia de Castro Meza

Ana Lúcia de Castro Meza

Adorei, me prendeu a leitura, bem didática grata por vcs compartilhar algo que chega acrescentar. Obrigada Ana Lúcia

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.